Estagnação em França

A Crédito y Caución espera uma pequena recuperação nas insolvências empresariais, o que rompe com o ciclo de melhorias de 2016 a 2018.

Madrid - 19-jun-2019

A Crédito y Caución prevê a estagnação da expansão económica em França em torno de 1,5% em 2019 e 2020, devido à fraca procura interna e à desaceleração das exportações.

O sentimento empresarial em França tem sido afetado pelos protestos sociais, pela rigidez do mercado laboral e pelas restrições nas capacidades produtivas. A dívida corporativa cresceu para ultrapassar os 70% do PIB. O relatório da seguradora de crédito alerta que um aumento adicional poderia gerar uma vulnerabilidade das empresas francesas perante uma mudança na política monetária pelo Banco Central Europeu.

A despesa pública em França equivale a 57% do PIB, a percentagem mais elevada da Zona Euro. Desde 2008, a dívida pública do governo central passou de 67% do PIB para quase 100%. No entanto, o incremento da despesa fiscal como reação aos protestos sociais provocará um aumento no défice orçamental em 2019, acima do patamar de Maastricht de 3% do PIB.

Após as quedas de 2016 a 2018, a Crédito y Caución espera uma pequena retomada das insolvências em França em 2019, em linha com a estagnação económica. Com cerca de 55.000 falências, o ano fechará em níveis semelhantes aos registados em 2008.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.