Insolvências vão aumentar na Alemanha em 2019

A Crédito y Caución espera um aumento de 2% nas insolvências em 2019, num contexto de desaceleração económica provocada pela diminuição da procura externa.

Madrid - 05-jun-2019

A Crédito y Caución estima que a expansão económica da Alemanha desacelere em 2019 devido à queda da procura externa. O aumento da incerteza no comércio mundial afetou o crescimento das exportações, os pedidos de fabricação e a produção industrial. A procura interna mantém o crescimento do PIB. Os investimentos continuam a expandir-se, enquanto a diminuição do desemprego e o aumento dos salários sustentam o crescimento do consumo privado.

Neste novo contexto, a Crédito y Caución prevê o aumento das insolvências após nove anos de quedas sucessivas. O bom desempenho económico da Alemanha desde 2010 gerou diminuições anuais sucessivas nas falências empresariais. No entanto, a seguradora de crédito espera um aumento de 2% em 2019.

Apesar da desaceleração, o crescimento continua sólido. O relatório da Crédito y Caución prevê uma recuperação no crescimento em 2020, mas adverte que "uma acentuada desaceleração do comércio mundial e a potencial imposição de tarifas de importação sobre automóveis e componentes por parte dos EUA representa um risco de queda para a economia alemã". O relatório prevê que o governo federal mantenha um superavit orçamental em 2019 e 2020.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.