Fundações instáveis no setor da construção

O setor enfrenta uma concorrência forte, margens curtas, atrasos nos pagamento por parte dos compradores públicos e níveis de insolvência globais superiores a outros setores de atividade.

Madrid - 21-fev-2019

O setor de Construção e Obras Públicas mantém um desempenho fraco em alguns dos mercados de proximidade. O mais recente relatório da Crédito y Caución ressalta as “fundações instáveis” do setor que apresenta um forte caráter cíclico vinculado ao crescimento económico de cada país e à confiança dos investidores, empresas e consumidores. No entanto, mesmo nos mercados onde o crescimento da Construção foi muito sólido nos últimos anos, a forte concorrência, as margens curtas, a morosidade nos pagamentos dos compradores públicos e os níveis de insolvência continuam mais elevados do que noutros setores de atividade.

A Crédito y Caución prevê um crescimento de 3% no setor da Construção em Espanha. A construção residencial beneficia da recuperação do mercado imobiliário, impulsionado pelas baixas taxas de juro e pelo crescimento do emprego. A construção comercial também irá crescer, estimulada pela procura no setor do retalho e pela entrada de novos investidores. Contudo, o crescimento da construção e engenharia civil no setor público vai manter-se baixo devido ao compromisso com a redução do défice fiscal. A elevada alavancagem continua a ser um problema sério para muitas empresas de construção civil espanholas. O setor mantém um padrão de frequentes e prolongados atrasos nos pagamentos, embora não se antecipe um aumento significativo das insolvências em 2019.

A seguradora de crédito prevê uma queda na construção residencial em França, uma maior deterioração das margens comerciais, já muito ajustadas, e um aumento nos níveis de insolvência. O setor enfrenta graves problemas de liquidez, agravados pelas dificuldades de acesso ao crédito bancário por parte das pequenas empresas. As construtoras francesas apresentam níveis de morosidade elevados e um aumento no incumprimento, desde o segundo semestre de 2018.

Em Itália, os pagamentos no setor de construção apresentam-se maus desde 2017. Em 2018, algumas das principais construtoras italianas enfrentaram graves crises de liquidez devido à atividade em alguns mercados externos, como a Argélia, Turquia ou Venezuela, à elevada alavancagem financeira e à morosidade nos pagamentos por parte do setor público. Os processos de insolvência afetaram numerosos subcontratados e fornecedores, pelo que o relatório prevê um considerável aumento dos incumprimentos em Itália em 2019.

A Alemanha apresenta melhores perspetivas, mas o mau comportamento nos pagamento do setor público continua a ser um problema que provoca tensão na liquidez dos seus fornecedores, em especial das empresas de menor dimensão. Os incumprimentos são muito elevados entre os segmentos relacionados com as etapas finais dos projetos de construção, como instalações, pinturas e vidros.

No Reino Unido espera-se que 2019 seja um ano bastante difícil para a Construção, devido à persistente incerteza quanto ao Brexit e ao impacto que a atual escassez de trabalhadores qualificados poderia ter sobre os salários com a limitação à livre circulação de pessoas. Mais de 60% dos materiais de construção são importados da União Europeia pelo que o setor sofrerá as consequências de qualquer aumento nas tarifas ou de limitações às importações. As perspetivas de insolvência para 2019 são negativas.

Nos Estados Unidos, 2019 registará previsivelmente um abrandamento do crescimento na Construção, com um comportamento estável da morosidade e do incumprimento.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 18%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.