Crédito y Caución aposta em cinco mercados emergentes em 2019

Os riscos para as perspectivas económicas dos mercados emergentes estão a aumentar em 2019 devido à maior incerteza global.

Madrid - 14-fev-2019

O risco de abrandamento para os mercados emergentes surge em primeiro plano à medida que a economia global perca força em 2019. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e o endurecimento das condições financeiras mundiais geraram uma incerteza crescente na segunda metade de 2018 que se mantém uma preocupação global em 2019. De acordo com o mais recente relatório divulgado pela Crédito y Caución, embora os bancos centrais dos mercados avançados estejam a abrandar o seu ritmo de normalização monetária, os riscos associados às tensões comerciais, a evolução da economia chinesa, a desaceleração do crescimento nos mercados avançados, juntamente com os preços mais voláteis das commodities, poderiam gerar problemas para os mercados emergentes em todo o mundo.

Neste cenário complexo, há mercados emergentes nos quais apostar em termos de comércio mundial. São mercados com uma perspectiva económica sólida assente num crescimento constante ou acelerado do PIB, no impulso do consumo privado e dos investimentos, com reservas suficientes, taxas de juros flexíveis e estabilidade institucional. “Com base nestes amplos critérios e na nossa experiência de mercado, este ano identificámos a Bulgária, Indonésia, Vietname, Peru e Marrocos”, explica a seguradora de crédito líder na Península Ibérica.

Os países enumerados não são os emergentes com o crescimento mais rápido, mas a sua evolução é estável, com condições comerciais favoráveis, um comportamento sólido em termos de pagamentos e oportunidades de crescimento em vários setores. “Embora o ponto alto do ciclo económico esteja próximo e a crescente incerteza continue a dominar as atenções é possível encontrar oportunidades para o comércio em novos mercados”, conclui a Crédito y Caución.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 18%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.