O setor alimentar adapta-se à incerteza global

O setor alimentar mantém um bom desempenho global com uma situação de risco de crédito estável apesar do aumento da incerteza global.

Madrid - 19-dez-2018

De acordo com o mais recente Market Monitor divulgado pela Crédito y Caución, o setor alimentar mantém um desempenho global “razoavelmente bom”, com uma situação de risco de crédito estável. “Apesar do aumento da incerteza decorrente das crescentes guerras comerciais, os mercados de alimentos mantiveram-se, até agora, relativamente estáveis, devido às boas condições de fornecimento na maioria dos produtos básicos”, refere o relatório.

A volatilidade dos preços, os problemas de segurança alimentar e o impacto do clima, sempre difíceis de prever, são os principais factores de risco para a evolução global do setor, que está a adaptar-se às mudanças nos hábitos do consumidor. “A desconfiança generalizada aumentou a necessidade de que os fabricantes de alimentos e bebidas sejam mais transparentes sobre os seus ingredientes, processos de produção e cadeias de fornecimento”, explica o relatório.

A tecnologia tem uma importância crescente no desenho de soluções para o fornecimento mundial de alimentos a longo prazo, mas está longe de causar impacto na estrutura do mercado. A engenharia alimentar no desenvolvimento de novos alimentos e bebidas básicos, como a carne de laboratório ou os lacticínios sem animais, tem captado o interesse da comunicação social, mas faltam anos para que estes produtos estejam disponíveis comercialmente de forma generalizada.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 18%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.