A Crédito y Caución prevê um aumento da morosidade na Polónia

À medida que a recuperação ganha impulso e que se extinguem os estímulos, os atrasos nos pagamentos e as insolvências vão crescer nos setores mais afetados pela pandemia.

São Paolo - 22-mar-2021

A Polónia registou em 2020 uma contração menos profunda do que a registada nos mercados circundantes, como a República Checa, a Hungria ou a Eslováquia que são mercados mais dependentes das exportações e vulneráveis aos choques externos. A Crédito y Caución prevê que a economia polaca cresça 3,8% em 2021, desde que consiga conter a pandemia. O aumento dos estímulos às famílias e aos pensionistas, juntamente com as isenções fiscais, continuam a manter o consumo privado. Prevê-se que as exportações recuperem fortemente e que a produção industrial e o investimento também registem crescimentos.

As medidas de estímulo fiscal relacionadas com a pandemia representaram cerca de 12% do PIB em 2020. O chamado "Escudo Anticrise" tinha como prioridade proteger o emprego, apoiar as empresas, reforçar o sistema financeiro, melhorar a assistência sanitária e aumentar os investimentos públicos. Para manter a liquidez das empresas nos setores mais afetados, a Polónia lançou em janeiro um pacote de estímulo adicional, designado "Escudo Financeiro 2.0", para apoiar as PME ativas em mais de 50 setores com um pacote no valor de 2.900 milhões de euros. A Polónia também beneficiará dos fundos "Next Generation EU", com os quais tem previsto acelerar os investimentos públicos em infraestruturas, energia e digitalização. Devido às amplas medidas de estímulo, o défice fiscal alcançou os 8% do PIB em 2020 e prevê-se que se situe nos 5% em 2021. A dívida pública está a aumentar, mas continua sustentável.

Desde o segundo semestre de 2020, a situação dos resultados empresariais e o risco creditício em setores como bens de consumo duradouro, metalurgia e siderurgia melhoraram. Contudo, em setores como construção, maquinaria, serviços, têxtil ou transporte, o risco de crédito continua a ser elevado. A Crédito y Caución prevê que a morosidade e as insolvências empresariais na Polónia continuem a crescer em 2021. Devido às amplas medidas de estímulo, muitas empresas polacas receberam um grande apoio financeiro e puderam manter a sua posição de tesouraria. Contudo, espera-se que este apoio decresça e finalmente expire no decurso de 2021, à medida que a recuperação económica ganhe impulso. Isto poderia ter um efeito adverso na liquidez empresarial e provocar um aumento da morosidade e das insolvências, em especial nos setores mais afetados pela pandemia, como o transporte, o comércio a retalho e os serviços.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.