O México não recuperará os níveis do seu PIB até 2024

O México revelou uma elevada vulnerabilidade aos efeitos da pandemia e das limitadas medidas fiscais e monetárias, antevendo-se uma retoma do crescimento lenta e gradual.

São Paolo - 15-mar-2021

A Crédito y Caución prevê que o México não recupere os níveis de PIB anteriores à pandemia até 2024, após a forte deterioração económica registada em 2020. O México revelou uma elevada vulnerabilidade aos efeitos da pandemia decorrente da fragilidade do seu sistema de saúde, à estreita sincronização da sua economia com o ciclo económico dos Estados Unidos e à sua elevada dependência do turismo. O seu principal setor exportador, o setor automóvel, sofreu uma forte queda da procura externa e graves interrupções na cadeia de fornecimento.

Até ao momento, as medidas fiscais e monetárias implementadas para contrariar a desaceleração foram limitadas. O Banco Central mantém as taxas de juros nos 4%, um nível relativamente elevado, e os estímulos fiscais apenas equivalem a 1% do PIB. Em 2021, as exportações de bens deveriam receber um impulso graças às perspetivas dos Estados Unidos. Contudo, as expetativas de recuperação continuam dependentes da contenção da pandemia e do arranque da vacinação.

Neste contexto, a recuperação será lenta e gradual. A Crédito y Caución prevê que o PIB não volte a alcançar os seus níveis pré-pandemia até 2024. A incerteza em matéria de política económica e a preocupação com a estabilidade institucional continuam a ter um impacto negativo na confiança das empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.