Os EUA recuperam os níveis de PIB anteriores à pandemia em 2021

A recuperação dos setores mais afetados pelo distanciamento social poderá ser adiada até 2022, pelo que há que estar atentos à deterioração dos riscos de incumprimento.

São Paolo - 05-fev-2021

A Crédito y Caución espera que os Estados Unidos recuperem os seus níveis de PIB anteriores à pandemia até final de 2021, graças ao programa de vacinação, à reabertura de empresas, ao aumento dos gastos dos consumidores e aos importantes estímulos fiscais que o novo governo irá aplicar. O número de insolvências nos EUA em 2020 foi inferior ao esperado no início da pandemia. No entanto, as empresas com liquidez limitada após os confinamentos de 2020 e afetadas por mudanças na procura são especialmente vulneráveis a situações de insolvência. A possível revogação das tarifas impostas pelo anterior governo teria um claro impacto na oferta e na procura. O aumento das importações estrangeiras poderá levar à perda de empregos, embora a redução dos custos dos bens intermédios permita aos produtores norte-americanos melhorar a sua competitividade. Em princípio, o resultado líquido desses dois efeitos seria benéfico para o desempenho da economia dos Estados Unidos como um todo.

Em ocasiões anteriores, as insolvências continuaram a aumentar entre as PMEs norte-americanas até 12 ou 18 meses após o pico da recessão, mas esta crise, pela sua natureza particular, poderia seguir um caminho diferente e menos grave no que se refere aos incumprimentos. Em qualquer caso, o impacto da Covid-19 nos Estados Unidos difere de setor para setor. Para a maioria, não se espera uma melhoria no desempenho até que o número de casos ativos diminua significativamente. A velocidade da vacinação está abaixo do previsto, o que sugere que a recuperação para os setores mais afetados pelo distanciamento social poderá só acontecer em 2022. Enquanto durarem os efeitos da pandemia, as empresas com baixa capacidade de endividamento, vencimento de dívidas e despesas fixas significativas têm probabilidades de incumprimento significativamente maiores.

O setor retalhista poderá registar um aumento nas suas taxas de incumprimento no primeiro e segundo trimestres, com exceção de alguns segmentos, como os retalhistas online e as lojas especializadas em produtos para o lar. Os setores de hotelaria, lazer e viagens já apresentam um risco de incumprimento elevado. Os setores de entretenimento, como bares, restaurantes, hotéis e teatros, que foram muito afetados pelas medidas de confinamento, são os que mais irão sofrer. No setor de viagens, a paragem da navegação dos cruzeiros e a queda significativa nas viagens aéreas enfraqueceram os balanços. O setor energético também apresenta riscos, concentrados numa possível queda dos preços do petróleo em relação aos níveis atuais. As empresas que dependem de trabalhadores com salário mínimo podem ver a sua estrutura de custos afetada pela possibilidade de um aumento substancial do salário mínimo federal.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.