Encerramento de processos aumenta total de insolvências em mais de 9%

Total de ações de insolvência até abril aumenta 9% devido a incremento no fecho de processos pendentes. Constituição de novas empresas cresce quase 26%.

Madrid - 10-mai-2018

Os primeiros quatro meses de 2018 registaram um total de 2.460 ações de insolvência, mais 9,4% que em igual período do ano passado. As declarações de insolvência foram a única ação a registar um crescimento de 27,6% face a 2017, enquanto as declarações de insolvência requeridas caíram 8,7% e as declarações de insolvência apresentadas pelas próprias empresas baixaram 8,3%. Os encerramentos com plano de insolvência registaram uma diminuição de 25%.

Se analisarmos apenas os dados relativos ao mês de abril, o total de insolvências cresceu 60,6% face a abril do ano passado. Este substancial aumento deveu-se ao incremento do número de processos de insolvência anteriormente declarados e finalmente encerrados neste período. Em valores absolutos, apenas em abril, foram totalizadas 620 ações de insolvência, mais 386 que no mês homólogo de 2017.

Lisboa e Porto mantém-se como os distritos com o número de insolvências mais elevado nos primeiros quatro meses do ano, 703 e 536 respetivamente. Face a 2017, estes valores traduzem um aumento de 4,9% em Lisboa e de 16,3% no distrito do Porto.

Nota positiva para seis distritos com redução acentuada nas insolvências no primeiro quadrimestre do ano: Horta (66,7%), Portalegre (23,5%), Viana do Castelo (21,4%), Leiria (14,4%), Madeira (10,8%) e Évora (10,3%). Destaque negativo para cinco distritos com aumentos bastante notórios no mesmo período: Angra do Heroísmo (aumento de 450%), Beja (142,9%), Guarda (128,6%), Vila Real (73,9%) e Santarém (31,9%).

Até abril deste ano, apenas os setores de Telecomunicações e Hotelaria e Restauração apresentaram decréscimos nas insolvências de 50% e 1%, respetivamente. Os aumentos mais acentuados foram registados na Indústria Extrativa (aumento de 125%), Eletricidade, Gás, Água (33,3%), Agricultura, Caça e Pesca (30%), Comércio de Veículos (21,1%), Comércio a Retalho e por Grosso (aumentos de 11,9% e 23,1%, respetivamente) e Construção e Obras Públicas (10,5%).

Aumento de 25,6% nas constituições

Em abril foram constituídas 3.636 novas empresas, mais 741 que no período homólogo de 2017 (mais 25,6%). O acumulado de 17.009 novas constituições até final de abril, traduz um aumento de 13,6% face a 2017 e de 19,3% em relação a 2016.

O número mais significativo de constituições no primeiro quadrimestre deste ano regista-se em Lisboa, com 5.817 novas empresas que representam 34,2% do total nacional. O Porto totaliza 3.006 novas empresas que representam 17,7% do total. Seguem-se os distritos de Braga com 1.245 empresas (7,3% do total), Setúbal com 1.231 empresas (7,2%) e Faro com 1.060 empresas (6,2% do total nacional).

O setor de Outros Serviços lidera o ranking de novas constituições com 8.023 novas empresas constituídas, resultado que traduz um aumento de 18,8% face aos primeiros quatro meses de 2017. Seguem-se Hotelaria e Restauração com 2.017 constituições (aumento de 14%), Construção e Obras Públicas com um total de 1.649 novas constituições (líder de crescimento com um aumento de 23% face a 2017) e Comércio a Retalho com 1.454 novas empresas (crescimento de 1,5%).  Apenas dois setores apresentam decréscimos face a 2017: Agricultura, Caça e Pesca (diminuição de 36,4% e perda de 2,3% no peso nacional) e Eletricidade, Gás e Água (diminuição de 4,7%).

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.